.


Nota da Diretoria da IBC
(Ratificado Ratificada na íntegra, pelo Conselho de Lideranças da IBC em 21 de Fevereiro de 2010)
.
Vice-Moderadores, Secretárias e Tesoureiros da igreja, vêm por esta nota, declarar total e irrestrita confiança, estima, apoio e respeito; confirmando autoridade, honra, apreciação e submissão; devotando todo o carinho que o amor cristão possa nos motivar na paciência, na insuspeita, na justiça e na coerência; a toda liderança espiritual que o Senhor tem permitido e abençoado no nosso meio. (1Tm.3:1-7, 5:17-19, Tt.1:1-9, Hb.13:7,17, 1Co.13:4-7).
.
Ao mesmo tempo, esta mesma Diretoria está se colocando, estatutariamente, ao dispor de todos para quaisquer dúvidas, questionamentos, averiguações, ou qualquer outra atribuição de uma ouvidoria ética, legal, idônea e accessível; canal único-autorizado para dirimir questões que contrariem a liderança espiritual exercida em nossa igreja.
.
Junto com o Conselho de Lideranças da igreja, condenamos qualquer outro meio para a discussão de temas relevantes à liderança espiritual deste Corpo de Cristo, por mais bem intencionado que seja, principalmente quando, se for o caso, esta discussão de forma negativa ou não, ultrapasse os limites da membresia da igreja, criando desconfortos para a própria igreja, para o testemunho que ela deve à sociedade, e, principalmente para o Reino do Senhor Deus.
.
Teixeira de Freitas BA, Fevereiro de 2010.
.
Após esta nota, outras se sucederiam no boletim da igreja...
.
.
.
.



Nota 4 do Pastor da Igreja 

Como muitos sabem, estamos vivendo dias interessantes e dolorosos para a vida da nossa igreja, pela situação e pelas amadas pessoas envolvidas.

Num primeiro momento, em Dezembro de 2009, com intenções justas, alguns irmãos nossos questionaram o Pastor em algumas iniciativas administrativas não desonestas, mas estratégicas aos interesses da igreja, com apoio de lideranças.

Num segundo momento, em Janeiro de 2010, por não acreditarem na resposta do Pastor, saíram a agregar pessoas para a questão, forçando situações, buscando provar que estava mentindo para encobrir desonestidades. Um grupo querendo saber o que acontecia, se juntou a eles. Numa reunião de acusações, sem um mínimo de consideração bíblica ao Pastor, este voltou a afirmar o que dissera antes. A partir daí, muitos ex-desinformados voltaram atrás, e mostraram solidariedade ao Pastor e à liderança em geral.

Num terceiro momento, em Fevereiro de 2012, por ainda não confiarem na resposta do Pastor, pediram autorização ao Conselho para fazerem uma averiguação pormenorizada de tudo, em busca de provas que determinasse possíveis mentiras do Pastor. O Conselho de Lideranças da igreja, unanimemente vetou a pretensão do grupo, mas determinou à Diretoria que, como Ouvidoria, fizesse tal averiguação e atendesse pretensões do grupo. Não satisfeito com isto, o grupo exigiu documentos os mais variados, sob a ameaça de levar o caso ao Ministério Público. Atendendo ao Conselho de Lideranças, a Diretoria averiguou tudo, e concluiu por não ter encontrado nada que desmentisse o Pastor, além de disponibilizar documentação aos interessados, sem a possibilidade de cópias ou publicação. Assim, outros ex-desinformados voltaram atrás, e, também, prestaram solidariedade ao Pastor e à Direção da Igreja.

Num quarto momento, em Março de 2010, não confiando no Pastor, nem na Diretoria, nem no Conselho de Lideranças, o grupo volta a exigir novas averiguações, sobre os mesmos questionamentos; além disto, torna ainda mais público, alcançando mais gente desinformada, indo de porta em porta, e enviando emails a muitas pessoas de fora da igreja. O que desagrada, muitos ex-desinformados que ainda continuavam dando algum apoio ao grupo questionador.

Num quinto momento, em Abril de 2010, não tendo mais o que fazer para tentar resolver o problema, o Conselho de Lideranças decidiu, dia 4, disciplinar (não excluir) os 8 nomes conhecidos, e outros apoiadores, não pelos questionamentos, mas pela maneira pública demais como continuaram a tratar a questão. A igreja quer muito que eles voltem a ser as bênçãos que sempre foram, mas, decidiu que, deveriam pedir perdão à igreja, publicamente e por carta, pela maneira como agiram, fornecendo os endereços de emails por onde divulgaram a situação. Em resposta, entraram na Justiça, exigindo da igreja, do Pastor e da liderança, os tais documentos, como ameaçaram em Fevereiro.

Num sexto momento, em Maio de 2010, o irmão E.D., um dos oito irmãos disciplinados, diz ao Pastor do seu interesse em reintegrar-se à igreja sem ter que pedir perdão em público, já que não está envolvido com o grupo, e com a prática de divulgação cometida pelos outros. A Diretoria, como Ouvidoria, passa a considerar a questão.

Num sétimo momento, que dura de Junho a Outubro de 2010, os nossos irmãos disciplinados mantém reunião semanal de oração em lares, convidando e facilitando até com condução a domicílio, a ida de muitas pessoas da igreja para o convívio deles, enquanto a Ouvidoria estuda e aguarda possibilidades da volta de alguns, e o momento certo de, em Conselho de Lideranças, propor a reintegração do irmão E.D.

Num oitavo momento, em Novembro de 2010, os amados irmão disciplinados, em reunião com o Pastor e Diretoria da igreja, diz querer Carta Compulsória de Membresia, o que trouxe muita tristeza a todos os presentes, o que não foi atendido. Também neste momento o Conselho de Lideranças da Igreja, por proposta da Diretoria, com unanimidade dos presentes, aprovou o perdão ao irmão E.D., estendendo este perdão aos demais irmãos, cogitando que o tempo que passou, as tristezas que tudo isto gerou, foi suficiente para que eles e toda a igreja fossem muito e duramente disciplinados pelo que aconteceu.

Num nono momento, em Dezembro de 2010, representantes dos irmãos perdoados, pela igreja, depois de procurarem outras igrejas para se organizarem como congregação, e por não aceitarem as exigências que receberam, vieram pedir à IBC que fosse a organizadora da nova igreja, o que foi aceito, nos mesmos critérios utilizados para a organização de outras igrejas filhas. Por causa desta vinda até nós, alguns irmãos da liderança do grupo, se afastou, rejeitando a presença da IBC, deste jeito, no desenrolar de tudo.


Num décimo momento, em Fevereiro de 2011, foi organizada a igreja filha, com a presença do Pr. Jônatas David, da Igreja Batista Central, e das igrejas filhas outras, espalhadas pela cidade.

10 Reflexões a se aprender em tudo isto:
(1)Pastor: salvo ungido que guia, Tt.1:1:5-9, Hb.13:17, 1Tm.5:17ss
(2)Ovelha: salvo submisso que segue em paz, Sl.23:2s, Jo.10:3s,
(3)Amor é fruto da presença-atuação do Espírito em todo salvo, Gl.5:22
(4)Amor não suspeita mal de irmãos, 1Co.13:5 , Rm.12:10
(5)Amor não divulga prejuízos de irmãos, 1Co.13:5-7
(6)Promover dissensões é obra da carne, Gl.5:20, Tg.3:16s
(7)Levar a igreja a tribunais não é cristão.1Co.6:1-7
(8)Domínio próprio é fruto do Espírito em todo salvo, Gl.5:23,
.
Teixeira de Freitas BA, 2 e 6 de Abril e Dezembro de 2010, e Fevereiro de 2011