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Continuar Tradicional

Excelentes motivos teóricos e práticos para se manter uma visão de futuro

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Aparentemente, teologia não tem nada a ver com a maneira de se cultuar; aparentemente, podemos manter a doutrina e variar a metodologia da administração da igreja e do culto; aparentemente, os vividos na sã doutrina podem, sem problema algum, estar numa ou outra manifestação cultual; o que é um grande engano. Diretamente e indiretamente, um tem a ver com o outro, a Teologia crida, determina caminhos expressos para uma ou outra ação no Reino do Senhor. Muita gente, que não é uma coisa, nem outra, quer, ao mesmo tempo, a tranqüilidade da sã doutrina pregada pelos tradicionais (que assim são, por causa dela), e a extravagância das manifestações daqueles que, sem doutrina bíblica, se lançam num fazeísmo cultual pagânico, fazendo parecer que são mais entusiasmados e “fervorosos”. A seguir, veremos a seqüência que vai demonstrar que o que cremos vai direcionar os mínimos detalhes na vida e comportamentos da Igreja de Jesus... veremos que doutrina tem tudo a ver com “usos e costumes” no Corpo de Cristo.

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Índice

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O Espírito Santo determina o que cremos

O que cremos determina o nosso culto

O culto que prestamos determina o que cantamos

O que cantamos determina quem fica conosco

Quem fica conosco determina quem atraímos

Quem atraímos determina quem se afasta de nós

Assim, tudo tem acontecido e Deus tem nos mantido

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O Espírito Santo determina o que cremos

O arrependimento pessoal e voluntário que desejamos, nos conduz ao arrependimento auxiliado pelo próprio Deus

....2Co.7:10, At.11:18, 2Tm.2:25

Este arrependimento nos permitiu receber o dom maior, a presença e a direção do Santo Espírito de Deus

....At.2:38, 3:19, Rm.8:14,

A presença do Espírito, além do fruto, e dos dons, nos deu o processo da santificação e o poder contra o pecado

....Gl.5:22-23, 1Co.12:11, Jo.1:12, 1Jo.2:20,27, 3:6-9, Rm.6:14

Tudo isto, operado pessoalmente pelo Espírito Santo, no desenrolar dos tempos

....nos conduz à sã doutrina e nos afasta da heresia

Toda a sã doutrina está resumida nestas três:

....Só a fé é suficiente para a salvação do homem

....Só a Graça prepara o homem para a vida com Deus

.... ....e protege o homem contra o pecado, o maligno e as adversidades existenciais

....Só a Bíblia é autoridade para testificar de Jesus Cristo que é a única Palavra de Deus

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O que cremos determina a nossa Liturgia

“cuida de pregar a sã doutrina, o que salvará tanto a ti como aos que te ouvem” – 1Tm.416

a obra que o Espírito Santo faz não trás novidades, sustos, ele vai fazendo as mudanças que Deus promove

....por isso, sua obra nunca promove divisão, rompimentos, quebras de comunhão, não é impositiva

a doutrina pregada determina o culto e suas conseqüências, pois lata cheia não faz barulho

o culto a Deus tem os mesmos protagonistas de uma peça teatral:

....os atores são agradadores, o público é agradado e o ponto é o organizador e dirigente da adoração

....no culto, o agradado é Deus, o público é o agradador e o ponto é o dirigente

o cristianismo a partir da vida, ensino e exemplos de Jesus... o que determina o culto que prestamos

....não é uma religião contemplativa (como as religiões orientais), nem emocionalizante (como as filosofias orientais)

....não é de trocas e barganhas (como as religiões africanas), nem de exigências sacrificiais (como as religiões asiáticas)

....é, sim, uma religião viva, atuante, de resultados extra-templos, racional em suas motivações cotidianas

....é, também, uma religião de certezas quanto ao amor, proteção, direção e salvação por parte da divindade

o culto não deve atender a emoção, isso só alcança o sentimento, mas o racional, alcançando o espírito individual, por isso...

....o amor (ágape), ensinado pela Bíblia e doado por Deus (como fruto do Espírito), não é sentimento, mas vontade pessoal

....a fé, também, doação de Deus ao salvo, não é sentimento, não é o que se sente, mas o que se acredita

....a presença e a direção do Espírito Santo, não é pelo aspecto sentimento, que é falho, mas pelo que se crer

....o sentimento é falso, fantasioso, induz ao erro, dá respostas equivocadas, é influenciado pela cultura, e etc.

....o racional é verdadeiro, exige o certo, dá respostas coerentes, pouquíssimo influenciável, é divino e dá segurança

....a emoção só é proveitosa quando é apenas resultado (e não meio ou causa) do relacionamento racional com Deus

....na verdade, o culto a Deus, quando realizado pela Igreja de Cristo, tem características apropriadas [clique aqui]

o culto emocionado precisa de alguns tipos de manifestações para manter-se aceito e atraente

....inconsciente ou/e consciente, as manifestações são incentivadas para produzir ambientes hipnóticos

.... ....manifestações vocais e gestuais com extrema pseudo-piedade... nestes ambientes

.... .... ....choros, lamentos, gritos, “aleluias”, “glórias”, “améns”, “louvados sejas”, pulos, danças, repetições de cânticos, etc.

.... .... ....coreografias, orações durante cânticos, frases e jargões de efeitos, mãos espalmadas e impostas, palmas, etc.

.... .... ....demonstram que o adorador está em intensa comunhão e exaltando a Deus com muita espiritualidade

.... .... ....demonstram que o adorado está presente e abençoando aquele adorado que se manifesta com dedicação

.... .... ....demonstram que os adoradores outros, se não estiverem fazendo o mesmo, estão fora daquela “bênção”

.... ....assim, todos fazem e desfrutam de uma falsa experiência que é hipnótica, viciativa e excludente

.... .... ....hipnótica – como no candomblé, algumas manifestações conduzem a algumas situações esquisofrênicas

.... .... ....viciativa – os hormônios que estas práticas e ambientes produzem, fazem pessoas serem dependentes químicos

.... .... ....excludente – para não serem excluídas pelo grupo ou por si mesmas, espontaneamente, não se tem coragem de faltar

....por se tratar de resultados emocionais, há uma grande confusão feita com o espiritual

.... ....quanto mais se emociona, mais “espiritual” a pessoa é – tais efeitos são fortes, agradáveis e alucinógenos

.... ....quanto mais “espiritual” mais ela quer ter e viver tal experiência do “fora de si”, do “viajar” (ser arrebatado)

.... ....quanto mais ela quer esta falsa prática e experiência, mais ela enfeitiça a si e aos demais com mesmo interesse.

no cristianismo, há três grupos, os Católicos Romanos, os Católicos Ortodoxos e os Evangélicos

....os dois grupos principais, estão divididos em, basicamente, dois grupos, cada:

.... ....os Católicos Romanos se dividem em: os Tradicionais e os Carismáticos

.... ....os Evangélicos se dividem em: os Tradicionais e os Contemporâneos

.... .... ....os Contemporâneos são formados pelos ex-tradicionais, pentecostais e neo-pentecostais

.... ....essa diferença é ótima, para facilitar a todos, quem é quem no que crê, prega e age.

.... .... ....dessa forma, os tradicionais, como sempre, tem identidade e futuro preservados

.... .... .... ....sempre poucos, sempre perseguidos, parecendo desaparecer, mas sempre guardados pelo Senhor Deus

Wolfgang H. M. Stefani afirma que nossa crença determina o que tocamos em nossos cultos

Wolfgang H. M. Stefani é um músico, acadêmico e pastor australiano. Ele graduou-se em música e completou o doutorado em Educação Religiosa da Universidade Andrews em 1993. Ensinou música eclesiástica, hinologia, filosofia da música e educação religiosa em vários níveis da escola secundária e fundamental. Stefani serviu por 14 anos como músico na igreja: organista, pianista, ministro da música, coordenador musical da igreja, e diretor de coro. Apresentou mais de 60 seminários nos Estados Unidos, México, Japão, Austrália, França, Inglaterra, Polônia, e Escandinávia. Sua dissertação versa sobre “O Conceito de Deus e Os Estilos de Música Sacra.”

....A música sofre grande influência da crença que acompanha o coração do compositor.

....A ênfase na conceitualização imanente da divindade gera um estilo muito diferente de música,

.... ....incluindo a rejeição deliberada do abstrato e do contemplativo pela música com forte estímulo psico-fisiológico.

.... .... ....o ritmo repetitivo enfatizado sobre a melodia e a harmonia,

.... .... ....e a execução de instrumentos de percussão (freqüentemente com um estilo de execução de alto volume),

.... .... .... ....que promove a participação grupal e o movimento instintivo é rotineira.

.... ....enquanto que na orientação transcendental a meditação ou contemplação da revelação

.... .... .... ....que a divindade faz de si mesma

.... ....é o objetivo da adoração, na orientação imanente a possessão é o resultado final desejado.

....Duas concepções muito diferentes de deus produzem dois estilos muito diferentes de música

.... ....porque aquilo que governa o coração, forma a arte

.... .... ....As implicações deste contraste transcendente/imanente são profundas para o contexto cristão e são discutidas em detalhes

.... .... ....na dissertação doutoral do autor, The Concept of God and Sacred Music Style:

.... .... ....An Intercultural Exploration of Divine Transcendence/Imma­nence as a Stylistic Determinant for Worship Music with

.... .... ....Paradigmatic Implications for the Contemporary Christian Context (Tese de doutorado, Andrews University, Berrien Springs, MI, 1993), pp. 218-270.

....Na conexão entre a cosmovisão e o estilo musical, há muitos interesses finais os impulsionando

.... .... ....Paul Tillich, Systematic Theology vol 1. (Chicago, IL, 1951), p. 40.

.... ....os estilos musicais são carregados de valores; são verdadeiras incorporações de crenças.

.... ....as características estilísticas são criadas na busca de expressar verdades profundamente arraigadas

.... .... ....assim, deve-se escolher estilo musical apropriado para a adoração

.... .... .... ....desconsiderando o argumento que isto é uma questão de gosto ou preferências culturais

.... .... ....Titus Burckhardt escreve: a espiritualidade é independente das formas,

.... .... .... ....mas ela não pode ser expressa e transmitida por todo e qualquer tipo de forma

.... .... .... .... ....uma visão espiritual encontra sua expressão em uma linguagem formal em particular

.... .... .... .... .... ....se faltar esta linguagem, porque a arte sacra toma emprestada a forma da arte profana

.... .... .... .... .... .... ....isto só pode ser porque também falta uma visão espiritual das coisas

.... .... .... .... .... .... .... ....Titus Burckhardt, Sacred Art in East and West. Its Prin­ciples and Methods, trans. Lord Northbourne (London, England, 1967), p. 7.

....Quem quer adorar, verdadeiramente a Deus, têm a responsabilidade moral

.... ....em buscar não apenas letras apropriadas para suas canções,

.... ....mas um estilo musical que expresse legitimamente sua compreensão de Deus e da vida.

....o conflito sobre estilos de música sacra

.... ....é realmente um conflito de crenças subjacentes a respeito da natureza final da realidade,

.... ....não apenas preferências estéticas sem conseqüência.

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O culto que prestamos determina o que cantamos

“cultuaremos ao Senhor, mesmo que tenhamos que enfrentar os deuses da inovação e do agrado coletivo” – Sl.138:1

os hinos que cantamos por muitas décadas, não são do folclore, este é que tomou nossas músicas para si

....nas 13 Colonias, gente protestante, os hinos eram muitos comuns e foram se incorporando ao folclore do povo

há diferença entre hinos e hinetos ou cânticos

....para Paulo, em suas cartas, para as igrejas de seu tempo

.... ....hinos era todo cântico que objetivava, apenas a exaltação do Senhor Deus

.... ....cânticos espirituais era todo cântico que, adorando a Deus, tinha outra mensagem que não a exaltação do Senhor

....para os nossos dias, depois das definições científicas na música

.... ....hinos é um estilo de música, apropriado à exaltação do seu objeto, que pode ser uma divindade, um país, etc.

.... .... ....também são incluídos, toda música que, com este estilo, exalte a divindade, cantando aspectos de Sua atuação

.... ....hinetos ou cânticos, são músicas curtas, com poucos versos, que também sirva para adoração

.... .... ....também são incluídos, toda música, hino ou não, que não esteja catalogado em algum hinário reconhecido

....para nossa consideração atual, na preocupação que afeta o cristianismo em nossos dias

.... ....hinos, são os cânticos que reúnam condições favoráveis à exaltação do Senhor, reconhecidas historicamente

.... ....hinetos ou cânticos podem ser de dois tipos:

.... .... ....aqueles que tem história, não são do modismo atual, permaneceram vivos na lembrança da igreja cristã

.... .... ....aqueles que são preferidos, por serem do modismo, e serão esquecidos, quando forem substituídos por outros

cada situação exige um estilo próprio de culto com suas próprias características

....como cada tipo de atividade exige comportamentos, vestuários e outras coisas apropriadas à sua execução

.... ....o lazer diferencia-se do trabalho, que diferencia-se da escola, que diferencia-se de outras atividades seculares

....assim é o culto a Deus em suas várias modalidades e especialidades

.... ....o culto pode acontecer no trabalho, na social, no esporte, na escola e principalmente na formalidade ou não

.... ....há um estilo diferente e próprio de se vestir, cantar, interagir com o qualquer um dos tipos de cultos

.... .... ....o culto informal ele permite atuações informais, até com participações informais dos adoradores

.... .... ....o culto formal é formal, e usar aspectos informais nele, produz confusão na adoração de todos

.... ....o culto formal, oficial, deve ser no santuário ou qualquer lugar que proporcione formalidade espontânea

.... .... ....o que não é conseguido numa praia, numa prática esportiva, numa sociabilidade e outras eventualidades

.... ....o culto informal, não oficial, pode ser em qualquer lugar, de qualquer jeito, com qualquer música, e assim por diante

....precisa-se definir o que se pretende na realização de um culto

.... ....se quer apenas cultuar a Deus, sem nenhuma pretensão a mais em relação aos adoradores, a informalidade atende

.... ....se quer cultuar a Deus e produzir edificação sistemática e produtiva na vida dos adoradores, só a formalidade

.... ....o mundo secular sabe que só a formalidade dá significado a qualquer homenagem e premiação

.... .... ....só o culto formal produz crentes sadios, seguros, reverentes, hamônicos, obedientes, serviçais, camaradas

.... .... .... ....este tipo de culto não produz gente barulhenta, foguenta, rebelde, exibida, vazia, indecisa e fácil de ser levada

.... .... .... .... ....mesmo que esporadicamente venha participar diretamente de cultos muito informai, agradáveis à carne

os vazios de doutrina, ansiosos por fazer barulho, não se sentem bem nos cultos, na pregação e nos hinos cantados

há, basicamente, sete critérios para se escolher um cântico para o culto a Deus [clique aqui]

....a letra a ser cantada, o ritimo a ser embalado, a origem, a identificação que ela faz com este ou aquele grupo

....o destinatário da adoração, o ter propósito hipnótico ou não, e a imitação que possa querer fazer à música do mundo.

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O que cantamos determina quem fica conosco

“louvai ao Senhor, vós que sois servos do Senhor, vós que, por causa disto, permaneceis na Casa do Senhor” – Sl.135:1-2

a música, como a cor, provoca efeitos diferentes a partir do ritmo que é executada; como por exemplo:

....hinos, valsas e marcha para exaltação; bolero e axé para sensualidade; rock e samba para adrenalina;

....regue, ritmos africanos, tons menores e tons menores + falas piedosas para hipnoses;

....new age e erudita para relaxamento; sertanejo e country para romantismo

....assim, nem toda música é de Deus, pois nem toda atende a Ele e aos Seus propósitos

....Isso já foi descoberto pelo bom senso e o profissionalismo dos cineastas e diretores de novelas

.... .... ....quando buscam numa cena, com uma determinada música e rítimo, despertar um tipo específico de reação

.... ....somente o “Espírito Santo” da teimosia bem ou mau intencionada de alguns é que não perceberam isso

o hinário Cantor Cristão, como outros hinários instituídos nas várias denominações bíblicas, consegue...

....evitar abusos dos chamados compositores inspirados, muitas vezes não teólogos, heréticos involuntariamente

.... ....limitando espaço e tempo nos cultos das igrejas, fazendo com que, como moda, cheguem e passem

....disciplinar, com postura cultual, mesmo que ninguém tenha que fazer qualquer cobrança

.... ....os instrumentistas que não conseguem impor ritmos seculares e inapropriados ao culto a Deus

.... ....os dirigentes, que não conseguem conduzir a congregação cantante, por vias contemporâneas ou “contextualizadas”

.... ....os cantores ou mesmo a congregação, pois não há como harmonizar ritmos diferentes aos já implantados desde o início

a Bíblia diz que o número dos salvos é pouquíssimo; não temos que nos impressionar com números – Mt.7:13-14, Ap.20:8

quanto menos doutrina, mais vazio o culto é para segurar os vazios que, por isso, demonstram mais religiosidade

....sendo adoradores de si mesmos, emocionalistas de si mesmos, enganadores de si mesmos

....sempre exageram exteriormente, para influenciar (pressionar ou impressionar) outros, como fariseus e travestis religiosos

....com mais barulho pseudo-espiritual, mais manifestação emocional, mais amostra de fervor, mais dedicação que o normal

....e ao mesmo tempo: rebeldias, injustiças, intransigências, intolerâncias, fanatismos e outras agressividades religiosas

os contemporâneos e os carismáticos têm a música como instrumento de atração evangelística de pessoas ao culto

....Alem do mais, o culto não deve ser instrumento de evangelismo, mas só de adoração a Deus

.... ....evangelismo deve ser desenvolvido pela igreja em outras atividades apropriadas

....a Bíblia não menciona a música como evangelismo, só uma vez Jesus é mencionado como cantando com outros – Mt.26:30

a desinformação tenta passar a idéia de que a música, em si, é indiferente

....usa o argumento que a música em si, é neutra e que a letra é que produz a mensagem

.... ....dizem que a música é um meio neutro de levar a mensagem que se pretende

.... ....são idéias radicalmente contrapostas por várias situações... pelo poder de influência que a música tem....

.... .... .... ....Acreditando que a música afetava a vontade, a qual, por sua vez, influenciava o caráter e a conduta.

.... .... ....Em Atenas, Esparta, e outras, a música era controlada por diretrizes na constituição da nação

.... .... ....No Japão, século III a.C., um comitê imperial da música (o Gagaku-ry) passou a controlar as atividades musicais.

.... .... .... .... (Ivan Vandor, “The Role of Music in the Education of Man: Orient and Occident,” The World of Music 22 (1980), p.13.)

.... .... ....Outras culturas antigas, incluindo o Egito, Índia e China, deram evidências de preocupações semelhantes.

.... .... ....No séc XX, os regimes Comunistas, Fascistas e Islâmicos implementaram leis para controlar a música.

.... .... ....Aristóteles e Platão ensinaram que a música influencia diretamente as paixões ou estados da alma

.... .... .... ....como a gentileza, ira, coragem, temperança, e seus opostos e outras qualidades.

.... .... .... ....quando alguém ouve uma música que incita uma certa paixão, torna-se imbuído desta mesma paixão

.... .... .... ....se, por algum tempo, ouve habitualmente uma música que excita paixões vis, o caráter terá uma forma vil

.... .... .... ....resumindo, se alguém ouve ao tipo errado de música ele se tornará o tipo errado de pessoa;

.... .... .... .... ....mas, ao contrário, se ele ouve ao tipo correto de música, tenderá a se tornar o tipo correto de pessoa

.... .... .... .... .... .... (Donald Jay Grout, A History of Western Music, Rev. ed. (London, England, 1973), p. 7.)

.... .... ....Os escritores cristãos primitivos também entenderam a influência da música na moralidade humana

.... .... .... ....Veja, por exemplo, os escritos dos pais da igreja promitiva tais como Basil,

.... .... .... ....John Chrysostom, and Jerome in Oliver Strunk, Source Readings in Music History: Antiquity and the Middle Ages (New York, 1965), pp. 64-72.

.... .... ....Alan P. Merriam, antropólogo cultura, escreveu: só a música, entre as atividades culturais humanas,

.... .... .... ....é completamente onipresente para alcançar, moldar e, freqüentemente, controlar o comportamento humano.

.... .... .... .... ....Alan P. Merriam, The Anthropology of Music (Chicago, l964) p. 218.

.... .... ....Manfred Clynes (neurofisiologista, pesquisador, inventor e pianista aclamado), disse:

.... .... .... ....no II Simpósio Internacional de Música na Medicina em Ludenscheid, Alemanha Ocidental, em 1984,

.... .... .... ....A música é, de fato, uma organização criada para ditar sentimentos ao ouvinte.

.... .... .... ....O compositor é ditador implacável e escolhemos nos submeter quando ouvimos a sua música.

.... .... .... .... ....Manfred Clynes, “On Music and Healing” em Music in Medicine: Proceedings Second International Symposium on Music in Medicine,

.... .... .... .... ....Ludenscheid, West Germany, ed. J. Steffens (R. Spintge and R. Droh, 1985), p. 4.

....É certo que há um claro relacionamento entre a música e a moralidade.

.... ....Confúcio disse: “Se alguém deseja saber se um reino é bem governado, se sua moral é boa ou é má...

a qualidade de sua música fornecerá a resposta....

o caráter é a espinha dorsal da nossa cultura humana, e a música é o desabrochar do caráter.”

(Confúcio em The Wisdom of Confusius, ed. Lin Yutang (New York, 1938), 251-272.)

não devemos confundir as coisas... há dois tipos de “irmãos” no aspecto religioso:

....a fraternidade religiosa (ética, social e pela religiosidade) e a fraternidade espiritual (teológica, doutrinária, espiritual)

....todo religioso é irmão nosso e isso não prejudica nossa fé, nem nosso relacionamento com o Senhor

....todo cristão, evangélico ou não, contemporâneo ou não, é nosso irmão, e isso não deteriora nossas convicções

....mas somente os salvos são nossos irmãos espirituais, os que crêem que a salvação é só, somente, pela fé.

.... ....os que não acreditam em perda de salvação, já que confiam no perdão completo de Jesus, na cruz, pelos seus pecados.

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Quem fica conosco determina quem atraimos

“o comportamento equivocado e escandaloso de muitos membros da igreja com Corinto, afastava ímpios” -1Co.14:23

“o testemunho bíblico e coerente da igreja em Jerusalém, atraia, simpaticamente, os perdidos à igreja” – At.2:47

Jesus sabia que sempre que usasse de feitos que agradasse às pessoas, atrairia multidões egocêntricas

....foi assim depois que multiplicou pães e peixes, e as multidões foram atrás demonstrando fervor – Jo.6:25-27

....e foi assim todas as vezes que corria sua fama, como alguém que estava fazendo milagres – Lc.5:15

não temos nada a aprender com o mundo e suas manifestações artísticas na maneira como

....adorar a Deus e sermos edificados no culto que prestamos a Ele

....ouvi a filosofia do “Igrejas com Propósito”, adaptar nossa música ao gosto social, para atrair os incrédulos para a igreja

Deus é quem faz a igreja dele crescer de verdade, juntando os que vão sendo salvos – At.2:47

....buscar, ansiosamente, o crescimento da igreja, principalmente, sob qualquer pretexto

.... ....demonstra-se não crer e não confiar na ação e no domínio do Espírito em convencer e converter pessoas

.... ....demonstra-se não crer e não confiar na soberania de Deus em administrar e progredir a Igreja de Cristo

....a ajuda humana, neste sentido, enche a igreja de religiosos ímpios e conduzidos por doutrinas humanas

.... ....que chegam até a serem mais dedicados e mais aparentados com o que se entende ser um crente.

pouquíssimos se sentem atraídos pelo culto e a convivência tradicional

....mas estes poucos excedem, em qualidade, os que são atraídos pela atuação contemporânea

.... ....depois de trinta anos, a liderança da Convenção Batista Nacional fez uma descoberta óbvia:

.... .... ....a Convenção Batista Brasileira, tradicional, proporcionalmente, crescera três vezes mais que ela

.... .... ....a pesar de motivada a mostrar o que declarara, quando de sua saída carnal e conscientemente maléfica:

.... .... .... ....que eles, não podadores do Espírito Santo, cresceriam muito mais que os carnais que ficaram na CBB

.... .... ....a pesar de todas as críticas e desprezos que fizeram contra nós, nossa fé, nossos cultos, nossos métodos

.... .... .... ....cuspindo nossos templos, desprezando nosso hinário, desmerecendo nosso nome, menosprezando nosso convívio

....diferente da qualidade de adeptos atraídos pelo culto e convivência contemporânea

.... ....eles possuem características coletivas muito agressivas e prejudiciais a eles mesmos

.... .... ....são demasiadamente extremistas, ou muito intransigentes, ou muito liberais em suas religiosidades

.... .... ....são muito observadores, julgadores, condenadores da vida uns dos outros e de outros mais

.... .... ....são intranqüilos, sempre agitados, insatisfeitos, principalmente por nunca satisfeitos com o que já conseguiram

.... .... .... ....como drogados, que por pouco tempo estão satisfeitos com a droga nova, depois buscam outra mais forte

.... .... ....vivem uma luta incansável contra a natureza imoral, pecaminosa, maligna e diabólica

.... .... .... ....por isso insistem numa aparente religiosidade, tentando convencer a si mesmos, os outros e a Deus

.... ....para se manterem juntos, mesmo por algum tempo, sem causar prejuízos maiores, devem estar sob condições

.... .... ....não podem ser igrejas autônomas, como acontece entre os Batistas e os Congregacionais

.... .... ....devem ser controlados externamente, seguindo orientações de cúpulas, como entre os pentecostais

.... .... .... ....a liderança deve ser considerada, por eles, como em status espiritualmente acima de todos, como no paganismo

.... .... .... ....deve-se viver sob dogmas, sacrifícios, castigos, medos, barganhas, privilégios espirituais, fanatismos, etc.

quanto mais sérios e bíblicos, forem os que ficam conosco, menos atrativos, ao mundo, eles serão nos cultos que prestam

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Quem atraimos determina quem se afasta de nós

“É o tempo de muitos, deixarem a sã doutrina, e irem em busca do que lhe agrada” – 2Tm.4:3-4

“quem sai do nosso meio, na verdade, nunca foram exatamente do nosso meio” – 1Jo.2:19

Leia também, igrejas e doutrinas que respeitamos e discordamos de seus ensinos [clique aqui]

na história da igreja, os grupos heréticos sempre saíram dos bíblicos-tradicionais

.... .... ....esta saída, muitas vezes dolorosa, é uma providência necessária de Deus [clique aqui]

.... .... ....como os anabatistas heréticos (dos anabatistas bíblicos), os metodistas weslianos (dos Anglicanos), etc.

.... .... .... ....os adventistas (dos batistas), os pentecostais (dos tradicionais), etc.

.... .... ....estes apóstatas sempre se proliferaram com muita rapidez, em proporção geométrica

.... .... .... ....enquanto os tradicionais em 500 anos, em 1990, eram pouco mais de 50 denominações

.... .... .... .... ....os pentecostais, em 100 anos, em 1990, já eram mais de um milhão de denominações diferentes.

....destes hereges apostatas é que surgiram os mais heréticos

.... .... ....como os anabatistas heréticos (dos anabatistas bíblicos), o neo-pentecostalismo (do pentecostalismo), etc.

.... .... .... ....diferentes dos tradicionais (mesmo os não bíblicos), os heréticos se dividem e formam denominações outras

.... ....e também saíram outros bíblicos-tradicionais:

.... .... ....como o metodismo de Whitefield (dos weslianos)

....raramente um grupo bíblico-tradicional saiu de outro bíblico-tradicional

.... .... ....como os anabatistas bíblicos que se juntaram aos reformadores: Lutero, Calvino, Kox e Zwinglio

quanto mais vazios, mais os barulhentos precisam demonstrar fervor em motivação extravagante

....isso faz com que saiam em busca de grupos religiosos que ofereçam estas motivações de estravazamento

....isso faz com que desenvolvam práticas e doutrinas cada vez mais espúrias à sã doutrina

quem gosta de ser agradado não é servo, será problema sempre em tudo

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Assim... tudo tem Acontecido e Deus tem nos mantido

“sempre existem ainda sete mil, remanescente, que não se dobram às mudanças contemporâneas” – 1Rs.19:18

assim, é que os batistas tradicionais sofreram, enfrentaram e subsistiram a algumas pseudo atuações do Espírito:

.... (1)Pentecostalismos, (2)Renovação, (3)Dente de Ouro, (4)Sopro do Espírito, (5)Neo-Pentecostalismos

.... (6)Danças no Espírito, (7)Adoração Profética, (8)Métodos Contextualizados de Crescimento, e outras diabruras mais

....a pesar de nossa ética extrema, de nossas Convenções muito tolerantes e dos prejuízos constantes que levamos por isto

.... ....nossas características históricas, são basicamente...

.... .... ....extremo zelo pela sã doutrina, e por isto, da prática cotidiana que pela impões, também nos cultos

.... .... ....extrema defesa do direito de qualquer um crer e praticar a religião que melhor lhe adequar

.... .... .... ....foi assim a crer que Religião não deve interferir no Estado, e vice-versa

.... .... .... ....foi assim na Europa, até mesmo para se defender de toda perseguição que sofria

.... .... .... ....foi assim nos EUA, quando, sendo maioria, teve a oportunidade (e não quis) de impor prática batista à nação

ser tradicional não é uma questão de opção, mas de estar sob a direção do Espírito Santo,

....é estar na minoria séria, bíblica, salva, atuante e bênção – responsável por manter viva a sã doutrina

....é não ser iludido pela maioria, seus gostos, megalomanias, jeitos e agrados

os tradicionais sempre foram e sempre serão poucos, como poucos são os que passam pela porta estreita

....como a Elias, sempre parecerá que estamos em extermínios, mas o remanescente sempre haverá

....reuniões como a Conferência da Fiel (Águas de Lindóia) e dos Puritanos, demonstram isso