1985 a 1989

1985

A compra do terreno onde está o templo da igreja

Quando a Igreja Batista Monte Sinai promoveu a emancipação da Igreja Batista Central em 01.12.1984, esta se reunia no Educandário Castro Alves. Dentre as várias áreas de terreno para a construção do templo a que mais agradou foi essa onde se construiu. Foi feito um plano de pagamento em 4 parcelas. Quando venceu a 2ª parcela faltou dinheiro e fomos pedir um prazo para o pagamento mesmo que pagando juros. Como foi irredutível, ameaçando até cancelar o contrato. Tivemos que fazer um empréstimo e foi pago no dia do vencimento em julho de 1985.

A mudança

Em dezembro de 1985, um domingo antes da inauguração do templo provisório, tivemos o ultimo culto no Educandário Castro Alves, após o culto os membros foram transportar os bancos para o templo provisório, e de dois em dois, foram seguindo pela rua, muitos pararam para ver.

Proposta de políticos

Na campanha política de 1985 , fomos procurados por uma candidata que afirmou ter sido mandada por um pastor batista, dizendo que havia um órgão público que possuía muito dinheiro para distribuir com entidades sem fins lucrativos, e que aquele pastor dissera que nós poderíamos receber.

Depois de reunirmos a liderança da igreja, mostramos a ela a impassibilidade de receber tais verbas, e ela disse que compreendia, pois ela havia participado muito tempo da Igreja Batista.

Inauguração do templo provisório

Era dia de festa. Seria inaugurada a 1ª etapa da construção e o salão que fica sobre a casa do zelador seria o primeiro templo provisório. A tarde do dia 1º de dezembro de 1985 choveu e a parede que ficava junto ao barranco desabou, deixando parte do salão soterrado. Como estava tudo preparado para a festa, o engenheiro fez a vistoria, colocamos uma lona preta isolando a parte afetada, sem comunicar o ocorrido aos presentes. E foi tudo feito como programado.

. .

1986

Igreja Batista De Itabatan

Em 1986 começou a noticiar a instalação da fábrica de celulose em Itabatan. Pr. Nemir Pereira, Pastor da Igreja, passando por lá, viu um salão de cultos que estava servindo de moradia para uma família. Descobriu que o templo pertencia a Igreja Batista de Cristal, no Espírito Santo. Levou o assunto à igreja para compra do patrimônio e instalação de uma congregação. Fomos numa caravana à cristal, e acertamos a compra em 6 vêzes, o irmão Edvaldo Pereira se comprometeu a pagar um das parcelas, e naquele mesmo ano iniciou a congregação Batista em Itabatan.

As formiguinhas

Em 1986, quando estávamos construindo o andar que hoje está a secretaria, chegou 5.000 lajotas no finalzinho da tarde e foram colocadas na beira da rua. Era uma quinta feira, e quando acabou o culto os crentes foram convocados a desceram todas as lajotas. Desde crianças até os mais velhos começaram num sobe e desce que atraiu a atenção dos que passavam, tanto carros como transeuntes, e paravam para ver. Parecia um formigueiro.

. .

1987

Igreja Batista em Vila Caraipe

Em 1987 o irmão João Ribeiro era membro da igreja e tinha um terreno em Vila Verde, próximo à Vila Caraipe e ofereceu à igreja para instalação de uma congregação. A União Masculina Missionária da igreja através de mutirões construiu o salão de cultos e no dia 04 de julho de 1987 foi inaugurada a congregação.

Missionária da igreja

A irmã Soraya Penha, filha do Valdivio Penha, estava trabalhando em uma empresa, e demonstrava muito ardor evangelístico. Foi desfiada pela igreja a deixar seu trabalho e fazer a obra missionária no bairro de vila verde e adjacências. Ela aceitou o desafio, a igreja comprou uma bicicleta para suas atividades e foi uma bênção tanto na àrea social, como espiritual. Hoje Soraya é esposa do Pr. Salvandir, em São Paulo.

.

1988

.

1989

.